O bar é um grande gatilho para as pessoas que estão tentando parar de fumar.

Quando parei de fumar, ainda bebia algumas noites por semana. Eu adorava beber e adorava o bar, mas, como muitos fumantes que esperam um dia ser ex-fumantes, o bar foi um grande gatilho para mim.

Não posso dizer quantas pessoas me diriam que estão tentando parar e depois diriam “bem, não estou fumando agora, então também não estou bebendo”.

Então, o que aconteceria? Eventualmente, eles iriam para o bar, tomaria alguns drinques e, inevitavelmente, fumariam. Isso mudaria seu objetivo para “Acho que só vou fumar quando beber”, que se transformaria em “porra, estou fumando de novo. Como eu deixei isso ficar assim? ”

Qual foi o principal erro que essas pessoas cometeram?

Eles evitaram a clínica de reabilitação para alcoólatras quando estavam desistindo.

Eu mencionei isso no meu podcast. A nicotina geralmente estará completamente fora de sua corrente sanguínea em 1-3 dias. A retirada física da nicotina é realmente muito, muito curta. Em comparação, o vício mental leva muito mais tempo para se reconectar.

Em essência, o fumante vincula seu hábito a cada parte de sua identidade e rotina. O bar, e o beber, é um espaço de fortes associações entre o comportamento de fumar e o comportamento de beber.

O problema é que a maioria das pessoas que deseja parar de fumar geralmente não está tentando parar de beber ao mesmo tempo; portanto, evitar o bar está, na verdade, fazendo mais mal a elas do que qualquer outra coisa.

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Eu vou explicar isso. Fique comigo pela ciência.

Uma estratégia bem-sucedida para se livrar do vício do cigarro, que usei ao longo do tempo, é quebrar sistematicamente o ciclo de hábitos que você associa ao fumo.

Muito da natureza ritualística do comportamento vem de gatilhos em seu ambiente. Você pode nem perceber que isso está acontecendo, mas os gatilhos estão aí.

Entre eles estão:

Quando você entra no carro para dirigir para algum lugar, você pega um cigarro?

Depois de terminar de comer, você pega um cigarro?

Quando você recebe um telefonema e fica andando de um lado para o outro na sala de estar, você pega um cigarro?

Eu respondi sim a todas essas coisas uma vez na minha vida.

Esses eram hábitos que eu havia arraigado em meus rituais diários de comportamento. Havia tantos deles, eu não conseguia nem acompanhar.

O que me motivou a mudar meus hábitos foi me mudar da Pensilvânia para Nova York. Esse foi o início de um longo processo de desfazer os danos do meu vício psicológico. Isso removeu coisas da minha rotina como “fumar e dirigir” e “fazer pausas para fumar no trabalho”.

Eu provavelmente poderia ter desistido facilmente por completo após a mudança, mas na época eu era jovem e não tinha todas essas informações sobre comportamento e vício no bolso de trás.

Em vez de apenas parar de fumar no momento oportuno em que fui presenteado, comecei a conectar o fumo ao novo ambiente e a criar novos padrões.

Não precisava ser assim.

Ao contrário de mim, tenho um amigo que parou de fumar facilmente quando se mudou para uma nova cidade; ele apenas subiu, mudou-se e saiu. Ele não lutou contra isso, apesar de fumar durante anos. Por quê?

Bem, mover seu ambiente quebrou muitos desses gatilhos psicológicos e ambientais.

Aqui está algo interessante, sobre o assunto do ambiente em relação ao comportamento.

Este artigo da NPR, que foi ao ar originalmente na Morning Edition, fala sobre soldados viciados em heroína durante a Guerra do Vietnã. Aqueles que foram deixados no país para secar antes de voltar aos Estados Unidos raramente tiveram recaídas. Na verdade, um número esmagador de 95% dos soldados que se desintoxicaram no Vietnã não se viciaram novamente na droga após seu retorno. Isso é fascinante, pois a heroína é uma das substâncias mais viciantes do planeta.

O artigo menciona o psicólogo David Neal, que fala sobre os ambientes que moldam nosso comportamento.

Retirado diretamente da peça NPR:

“As pessoas, quando executam muito um comportamento – especialmente no mesmo ambiente, mesmo tipo de ambiente físico – terceirizam o controle do comportamento para o ambiente”, diz Neal.

Basicamente, a esmagadora maioria das pessoas que não vieram para os Estados Unidos viciadas não se tornaram viciadas porque não enfrentaram os gatilhos ambientais. O ambiente não os puxou para repetir o comportamento. E sim, o artigo da NPR relacionou isso ao tabagismo.

Também retirado diretamente do artigo da NPR: “’Para um fumante, a vista da entrada de seu prédio de escritórios – que é um lugar onde eles vão fumar o tempo todo – torna-se uma dica mental poderosa para ir e realizar esse comportamento”, Neal diz. ‘”

Agora, ao contrário do meu amigo que mudou de cidade e depois parou de fumar por acaso, não podemos apenas arrancar nossas vidas para quebrar o hábito de fumar.

Portanto, temos que fazer um trabalho ativo para reconectar nossos comportamentos.

Eu tinha lido o artigo da NPR seis malditos anos antes de decidir parar de fumar, mas sempre esteve no fundo da minha mente. Eu sabia que quando chegasse ao lado de fora do meu prédio de trabalho, mesmo que não tivesse fumado nos meus dias de folga, iria querer um cigarro.

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Eu sabia que a força poderosa vinha do meu vício psicológico, e ter essa ciência no bolso de trás me ajudou a SUPERÁ-LO.

Eu ficava fora daquele prédio todos os dias, querendo febrilmente comprar um maço de cigarros na banca de jornal, sentindo que tudo estava fora do meu controle. No entanto, eu fiquei lá todos os dias.

Ficar do lado de fora do meu prédio sem fumar antes de trabalhar foi o último gatilho ambiental persistente que existiu na minha vida, e levei uma quantidade absurda de tempo para me livrar disso, quase dois meses, mas no final venci a batalha.

Como isso se encaixa em ir ao bar quando você está tentando parar de fumar?

Evitar a barra enquanto você está parando de fumar não o prepara para reemergir naquele ambiente, uma vez que você tenha parado de fumar com sucesso.

Por quê? Porque o seu vício físico à droga acaba, caput, em UM A TRÊS DIAS !!! É isso aí!

No entanto, essa atração do meio ambiente vai durar muito mais tempo. Evitar o gatilho não fará com que ele se dissipe lentamente. Estará lá no segundo que você voltar para aquele bar, mesmo que você tenha saído com sucesso por um mês, dois ou mais.

O que faz o gatilho desaparecer? Exposição repetida a esse ambiente sem fazer o comportamento.

Quando parei de fumar, conhecendo esta ciência, continuei a ir ao bar.

CADA ÚNICA VEZ QUE FUI ERA UNCOMFORTABLE.

Foi desconfortável por semanas, mas fui assim mesmo. Eu ia tão freqüentemente quanto podia. Eventualmente, depois de algumas semanas, não senti vontade de fumar com tanta força. Depois de um pouco mais de um mês, eu não sentia mais vontade.

Compare isso com a pessoa que evita a barra completamente. Depois de um mês, o que acontece? Eles voltam, o gatilho para fumar é avassalador, eles perdem as inibições e bam! Eles estão fumando novamente.

Você tem que fazer o trabalho. Se você não pode arrancar sua vida, você tem que arrancar as ervas daninhas.

Evitar não é a resposta. Não caia na armadilha de pensar que você pode fazer tudo. As pessoas dizem: “não seja um herói”. Discordo. Você é um herói! Mas mesmo os heróis precisam de uma estratégia forte, e evitar a barra? Essa estratégia tem falhas.